Segunda-feira, 9 de Julho de 2007
Acabei de ler um artigo na revista super interessante deste mês intitulado "programados para acreditar".
É um artigo bastante interessante para todos os que se consideram ateus, revela os estudos que têm sido feitos para descobrir se acreditar em Deus é algo que está nos nossos genes e está previsto geneticamente... Ao que parece já se descobriram algumas substâncias que estão sempre presentes  aquando esses míticos encontros com Deus. E há mesmo um cientista que diz ter descoberto o gene de Deus, que nos programa ou não para a fé.

Pessoalmente não acredito, fui educada no meio cristão, sem grandes fervores e extremismos, mas sempre foi uma coisa presente cá em casa, desde cedo duvidei e com o aprofundar da minha (pouca) cultura cientifica as dúvidas desapareceram e a crença foi-se, considerei Deus como algo estipulado pela sociedade para explicar o que não tem explicação, mas para mim tudo tem explicação e o que não tem a ciência um dia arranjará... Não critico nem condeno quem crê, mas eu não creio. Sinceramente não me espanta esta busca pela razão de acreditar em algo transcendente, tal como eu disse se não há coisas inexplicáveis, portanto estes senhores não estão a fazer mais do que encontrar essa mesma explicação. Para já é algo muito frágil, mas eu acredito que haverá uma explicação cientifica e neurológica para a existência de Deus e isso vai abalar bastante todos os credos, poderosa como a igreja ainda é hoje em dia acho que em breve haverá mais uns quantos livros no index e mais umas quantas tentativas de silenciar estes "infiéis" veremos o que o futuro nos reserva.

Gostava que deixassem a vossa opinião sobre o assunto.

Obrigado


publicado por Marta Santos às 23:34 | link do post | comentar

25 comentários:
De Diogo Pereira a 11 de Julho de 2007 às 00:49
Sobre a luta entre a ciência e a religião.. aconselho-te vivamente a ler "Anjos e Demónios" de Dan Brown. Pelo que vejo interessas-te por estes assuntos tal como eu, e por isso adorei o livro, principalmente o início que faz um grande resumo daquilo que é a rivalidade entre a ciência e a religião. Rivalidade essa que já dura umas grandes centenas de anos.

Bem.. a ciência realmente o que diz, é que existe explicação EXACTA para tudo. Por, para a ciência, a nossas reacções são exactas de acordo com o nosso código genético (seja o que for), e nisso não posso concordar.

Como dizes, os nossos falhanços ou vitórias são feitos por nós mesmos. Será mesmo? O factor sorte, o factor azar.. como nasceram? Se tudo é exacto, como é possível que haver uma probabilidade? Uma coisa que é provável nunca é exacta.. porque é isso mesmo, PROVÁVEL. Bem a ciência tem muitas contradições.. mas isso é normal acontecer em qualquer área.

Se pesquisares um pouco, vais ver que os maiores cientistas do mundo, não só foram cientistas como religiosos.. acreditavam que a ciência era um complemento da religião e vice-versa. Mais uma vez o "Anjos e Demónios" conta isso e muito bem (Vais adorar ler, se ainda não leste claro :P). Ou seja, acredito piamente que chegará a uma altura em que é impossível haver mais respostas da parte da ciência.. esta é tão limitada como exacta! A religião é tão boa como mentirosa.. faz-nos acreditar que existe alguém superior a nós mas ao mesmo tempo dispara mentiras atrás de mentiras comprovadas pela ciência.
Quantas vezes já nos aconteceu ouvir coisas do tipo: "Doente recuperou de uma doença que os médicos davam como certa como terminal. Médicos não encontram resposta para o sucedido".

Tendo isto, apenas conseguimos tirar uma conclusão.. tanto a religião como a ciência ainda têm muito para aprender. E a nós resta-nos viver, tendo fé e ao mesmo tempo acreditando nas provas que a ciência nos dá :)

Já agora, desejo que visites o meu blog. :) Certamente serás uma boa leitora dos meus pensamentos ;)


De a a 11 de Julho de 2007 às 01:08
" a ciência realmente o que diz, é que existe explicação EXACTA para tudo"

a ciência não diz que existe explicação exacta para tudo!
Exemplos são a teoria cinético-molecular que recorre aos métodos estatísticos e o gato de Schrödinger que não é morto nem vivo...

"que os maiores cientistas do mundo, não só foram cientistas como religiosos"

alguns sim, outros não, e depois?

"Quantas vezes já nos aconteceu ouvir coisas do tipo: "Doente recuperou de uma doença que os médicos davam como certa como terminal. Médicos não encontram resposta para o sucedido". "

Quando o doente quer viver, a medicina não é capaz de "ajudar":)




De Diogo Pereira a 11 de Julho de 2007 às 01:24
"a ciência não diz que existe explicação exacta para tudo!
Exemplos são a teoria cinético-molecular que recorre aos métodos estatísticos e o gato de Schrödinger que não é morto nem vivo..."

O gato de Schrödinger ou é morto ou é vivo.
Schrödinger apenas tentou mostrar o quanto a mecânica quântica está incompleta. Ou acreditas em mortos-vivos? É que a ciência não, apenas está incompleta nesse ponto.. e como disse no comentário anterior, seja religião, ciência, ainda há muito por descobrir e completar.

"alguns sim, outros não, e depois?"

E depois o que? Apenas citei este caso para fundamentar a minha ideia, de que a Religião e Ciência se podem completar.

"Quando o doente quer viver, a medicina não é capaz de "ajudar"."

Sinceramente não percebi o que queres dizer com isto.


De a a 11 de Julho de 2007 às 14:06
"O gato de Schrödinger ou é morto ou é vivo.
Schrödinger apenas tentou mostrar o quanto a mecânica quântica está incompleta. Ou acreditas em mortos-vivos? É que a ciência não, apenas está incompleta nesse ponto.. e como disse no comentário anterior, seja religião, ciência, ainda há muito por descobrir e completar."

E então isso não prova que "a ciência não diz que existe explicação exacta para tudo" ?


De Marta Santos a 11 de Julho de 2007 às 10:30
Por acaso nunca li Dan Brown, mas já que aconselhas assim tanto talvez seja próxima compra em termos de livros. Já percebi que não acreditas nem estás muito familiarizado com os termos genes, código genético, ..., acredita está provado e é extraordinário, a probabilidade existe e tem que existir, aliás também é uma área de estudo da ciência, e também é exacta, pois tens para cada caso apenas aquele número fixo de casos possveís e dentro desses casos possíveis umas têm uma maior probabilidade de acontecer outros menos. Se aliares um matemático e um geneticista e lhes perguntares quantos são os casos possíveis de mutação no genoma humano eles dir-te-ão, podem levar anos, mas com o tempo encontraram a resposta, quanto à ciência não me parece que seja assim tão limitada quanto dizes, há ainda tanta mas tanta questão a explorar no mundo, e a ciência não se limita só a decifrar o que para cá anda, tem também como objectivo desenvolver novas técnicas e novos instrumentos, fruto disso são coisas tão distintas e tão interligadas como os telemóveis e a clonagem "in vitro".
Sinceramente acho que subestimas a ciência e o poder que ela tem. Mas isso provavelmente advem das tuas convicções e mesmo da tua área de estudo/trabalho.

Eu sou uma adepta fervorosa da ciência, também não é caso para menos, sendo estudante de Engenharia Biológica é normal que assim o seja. Às vezes também me faz um bocado de confusão os mecanismo tão complexos e desenvolvidos que se atingiram, juro fico assim meio pasma a olhar, mas aquilo muitas vezes são fruto de anos e anos de investigação e de provas que quando analisadas são irrefutáveis, é tudo uma questão de conhecimento e de aprofundação do mesmo.

Já passei no teu blog, mas infelizmente não tive muito tempo para explorar. Vi que tinhas lá um link para o meu. Obrigado.

**


De Diogo Pereira a 11 de Julho de 2007 às 13:02
Por mais estranho que possa parecer devido aos meu comentários, também sou mais virado para as ciências pelo que também estou numa engenharia.. só que esta não estuda os humanos. Mas não deixa de ser ciência, electrónica. :P

Bem eu não tenho uma imagem da ciência assim tão má, nem pessimista.. tenho a ciência como uma sabedoria a melhorar que nos pode ajudar e muito a perceber o nosso mundo, quem somos, melhorar a nossa vida, perceber a maior parte das coisas. Mas uma coisa que na minha opinião a ciência nunca descobrirá (nem vou estar cá para ver se descobrir) é a razão do nosso ser.. a razão da nossa existência e de tudo o que nos rodeia.
A religião, ajuda-nos, a compreender essas coisas.. apesar de nada ser comprovado a não ser pela bíblia não apresentando quaisquer provas de estar certa. A Religião ajuda-nos a colmatar o que a ciência ainda não consegue explicar (e que na minha opinião nunca vai conseguir), agora é óbvio, é muito provável que a religião esteja redondamente errada.. mas.. sempre nos dá uma luz ao fundo do túnel, sempre nos dá a fé, bondade, caridade, solidariedade. É nisto que a religião de hoje em dia é boa.. embora em tempos já fosse tudo menos isso.
Mas como é óbvio reconheço o que a ciência já nos deu de bom, mas e de mal? O Terrorismo usa muito bem a ciência para fazer chegar a sua mensagem.

Tal como a religião, a ciência é usada para o bem e para o mal. Por isso não menosprezo nenhuma delas :)


Comentar post

mais sobre mim
Agosto 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


posts recentes

trapos cozidos #2

trapos cozidos #1

Sewing time!!!

Férias!!!!!!!!!!!!!!!!!!!...

countdown

Projecto de verão

Parvoíces take n...

status update

SOS Lagoa do Fogo

new layout

arquivos

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Setembro 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

tags

todas as tags

comentários recentes
Olha Marta, Na Noruega para ver meia duzia de ping...
Muito bem escrito, Marta. Parece que já estás a co...
Marta!E a todos os que quiserem ler o meu comentár...
Bom mark! É muito interessante e agradável! Ele co...
Então e o zoologico que são 17€ ??? Isso sim é uma...
foda-se, quem vai comprar essas merdas. n te enxer...
Notícia de 12 de Maio de 2008 da - movijovemAprove...
Adorei as linhas exteriores, realçam mesmo a moder...
sua destreza e imaginação são absolutamente extrao...
Possuí veia de escritor e gostaria de ver os texto...
blogs SAPO
subscrever feeds